Coordenador : David Augusto Fernandes
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388822.2199.222698.20022023
Departamento/Setor: MDI
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo da presente atividade de extensão é multifacetado, constituído de estudantes do bacharelado em Direito (ICM/UFF), assim como discentes de outros cursos de instituições localizadas em Macaé e arredores, bem como aqueles que acessarão o Youtube, onde as palestras serão colocadas à disposição de todos os interessados. Será dada a mais ampla e irrestrita publicidade e acesso aos resultados e materiais produzidos pela equipe envolvida na presente atividade de extensão. Por oportuno, também terão acesso aos resultados os membros da seccional da OAB Macaé, que serão convidados a participar e a conhecer os resultados acadêmicos disponibilizados gratuitamente.
Local de atuação: Local de Realização:Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense.
Objetivo
Objetivos primários • Organizar entrevistas/lives com profissionais do Direito em suas diversas áreas de atuação. • Promover a obtenção, junto a estes profissionais, de informações das peculiaridades de suas áreas de atuação. • Identificar, mediante as apresentações, quais vantagens e desvantagens no desenvolvimento desta atuação. • Levantar as possibilidades de prejuízos a saúde dos profissionais, como o estresse, em decorrência da atividade laboral. • Discutir as principais idiossincrasias decorrentes da atividade exercida pelos operadores do Direito. Objetivos secundários • Estimular os alunos do curso de Direito a desenvolverem conhecimento específico sobre a área profissional na qual pretendem atuar. • Esclarecer aos referidos alunos as oportunidades de desenvolvimento nas diversas áreas de atuação do operador do Direito, a fim de proporcionar a escolha mais seletiva e consciente após sua formatura. • Produzir textos científicos com temáticas atinentes às atividades de maior procura do bacharel em Direito. • Organizar eventos acadêmicos abertos ao público com temáticas direcionadas aos discentes do curso de Direito, objetivando difundir meios para o planejamento na área pretendida, após a graduação.
Resumo
O presente Projeto de extensão visa a escrutinar as atividades desenvolvidas pelos operadores do Direito em suas diversas áreas de atuação em Macaé, tanto na área privada como na pública (exemplos: promotor; procurador; magistratura; polícia; empresas privadas em geral; indústrias em geral; órgãos públicos, ligados ou não ao Poder Judiciário; penitenciárias; escritórios particulares; instituições de ensino e assessorias em associações populares, entre outras). A equipe de trabalho vai se dedicar a analisar a variedade de linhas de atuação que caracterizam cada uma dessas atividades profissionais dentro do ramo do Direito, identificando as que possuem caráter mais familiar ou mais institucional. Numa primeira aproximação, a ideia é distinguir aquelas atividades meramente constituídas no sentido contribuir para a subsistência do seu titular das que objetivam o progresso socioeconômico de forma mais explicita. A observação desse microcosmo da área do Direito em Macaé objetiva estimular a reflexão e contribuir para o estudo com base em pesquisa acadêmica que proporcione melhor adaptação dos discentes ao mercado de trabalho, assim como melhor preparo do futuro operador do Direito que, desde os primeiros anos do Curso, poderá focar a área pretendida. A referida pesquisa no âmbito universitário é essencial para o desenvolvimento socioeconômico dos profissionais do Direito. Diante disso, a equipe de trabalho envolvida na pesquisa não somente buscará dados teóricos, mas também conhecer a realidade das diversas áreas possíveis de atuação do operador do Direito, a fim de identificar e orientar possíveis padrões e perfis profissionais que permitam direcionar o discente para área pretendida.